Em razão da crescente utilização de serviços digitais, o ambiente da internet passou também a ser alvo de ações maliciosas, o que fez surgir a necessidade de soluções para esse problema. E o certificado digital é um exemplo delas.
A certificação digital tem sido uma importante ferramenta para todo tipo de usuário, mas, especialmente, para as empresas que lidam com uma quantidade maior de dados e informações confidenciais na realização de suas atividades. É o certificado digital que garante uma maior segurança e confiabilidade no tráfego dessas informações por meio da internet.
Certificado digital: o que é, afinal?
O certificado digital nada mais é do que uma espécie de documento eletrônico que identifica o seu possuidor por meio de dados cadastrais, seja ele pessoa física ou jurídica.
Ou seja, certificado digital é uma assinatura com força e validade jurídica que garante a segurança e proteção nas transações por meios eletrônicos bem como de outros serviços realizados a partir da internet, além de garantir que quem está acessando é realmente a pessoa certificada.
A certificação digital foi uma alternativa criada para que fosse possível identificar as partes envolvidas em transações online, de modo que garantisse a segurança e confidencialidade das informações compartilhadas por elas.
Qual a aplicação da certificação digital?
Atualmente, a utilização da certificação digital é crescente. Repartições públicas, órgãos privados, dentre outros, são exemplos de setores em que as informações relativas às pessoas e empresas podem ser acessadas via internet. Todavia, isso apenas é possível com a autenticação por meio de certificado digital.
Veja abaixo alguns serviços que necessitam de certificado digital:
Pessoa jurídica (CNPJ)
- Consulta e atualização de dados cadastrais;
- Envio de declarações da empresa;
- Consulta de situação fiscal da Pessoa Jurídica;
- Emitir notas fiscais eletrônicas;
- Emitir DANFE (Documento Auxiliar na Nota Fiscal Eletrônica);
- Obter GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), que organiza os documentos emitidos pelo contribuinte;
Por que a sua empresa necessita de um certificado digital?
Hoje, uma das principais utilidades do certificado digital para empresas diz respeito à sua necessidade para àquelas que emitem notas fiscais eletrônicas (NF-e).
Com a nova forma de emissão de documento fiscal, implementada pelo governo, o tradicional sistema de impressão em papel foi substituído.
Assim, a nota fiscal eletrônica passa a ser o novo modelo nacional. No entanto, algumas exigências devem ser cumpridas pelas empresas para que possam emitir esse documento de forma digital.
O certificado digital é uma delas. É ele quem identifica o remetente da nota e dá a ela validade jurídica. Além disso, simplifica as obrigações acessórias do contribuinte e facilita a fiscalização pelo fisco.
Como obter um certificado digital para Pessoas Jurídicas?
- Realizar a solicitação
Quem tem interesse na aquisição de um certificado digital deve, antes de tudo, encontrar a Autoridade Certificadora — responsável por emitir o certificado com validade garantida pela Receita Federal — mais próxima da sua localidade e definir qual o tipo de certificado melhor lhe atende, além de escolher qual a validade e realizar a compra.
- Proceder à identificação presencial
Realizado o passo anterior, o interessado no certificado digital deverá reunir a documentação necessária para a emissão do tipo de certificado escolhido. Geralmente, os documentos indispensáveis são:
- Contrato social da empresa;
- Cartão CNPJ atualizado;
- Documento de identificação, CPF e comprovante de residência do representante da empresa;
- Aguardar a validação
Após a entrega da documentação, o interessado deverá agora aguardar o processo de validação e verificação dos dados informados. A Autoridade Certificadora é quem se encarregará dessa etapa que, em caso de não haver nenhum problema, procederá à emissão do certificado.
- Emissão
Feito todos os passos anteriores, o certificado será emitido. Em seguida, em regra, o interessado será informado acerca das suas credenciais — senhas e chaves de acesso —, bem como receberá a mídia física onde estarão gravadas as informações da sua certificação e que será o dispositivo utilizado para a autenticação.
FONTE: https://blog.egestor.com.br/certificado-digital-o-que-e/